RELEMBRANDO A HISTÓRIA
O surgimento do Futsal data-se da década de 30 na cidade
de Montevidéu (Uruguai), onde as peladas de várzea começaram a ser adaptadas as
quadras de basquete e pequenos salões. Porém, as primeiras regras do Futebol de
Salão foram redigidas em 1933 – fundamentadas no futebol, basquetebol, handebol
e polo aquático – pelo Professor de Educação Física da ACM – Associação Cristãs
de Moços / Uruguai, Juam Carlos Ceriani. No início as "equipes"
variavam em número, tendo cinco, seis e até sete jogadores, sendo pouco a pouco
fixado o limite de cinco que se mantem até os dias de hoje. A década de 80 representa a grande mudança na
trajetória do até então Futebol de Salão, já que a FIFA (Federação
Internacional de Futebol) decidiu que queria assumir o controle do Futebol de
Salão, mesmo com a resistência de muitos integrantes da FIFUSA, a mesma acabou se enfraqueceu com a chegada da
FIFA e se extinguiu no final da década de 80. Com o comando da FIFA o Futebol
de Salão mudou de nome e de regras, passou a se chamar FUTSAL, as principais
alterações nas regras foram o arremesso lateral e de canto deixaram de serem
cobrados com as mãos, a proibição de marcar gol dentro da área acabou, como
também acabou a proibição do goleiro jogar fora da área. Tendo em vista isso,
embora as primeiras regras tenham surgido no Uruguai, nada foi feito naquele país
no sentido de aperfeiçoá-lo ou divulgá-lo, cabendo aos brasileiros a
responsabilidade pelo crescimento, divulgação e ordenação do Futsal como
modalidade esportiva. De tal forma podemos afirmar que devido a identificação,
popularidade e dimensão alcançada no Brasil, o Futsal é um esporte genuinamente
brasileiro.
FUNDAMENTOS
TÉCNICOS DO FUTSAL
Domínio
Domínio é a habilidade de recepcionar a bola. O objetivo
é de recepcioná-la com as diversas partes do corpo.
Controle
Controlar a bola é diferente de dominá-la. Enquanto esta
ação trata-se da recepção da bola, aquela se refere a mantê-la no ar, com
toques de uma e de outras tantas partes do corpo, sem deixá-la cair ao chão.
Condução
A condução é quando se leva a bola pela quadra de jogo.
Uma regra básica: a bola deve estar próxima do condutor. Essa condução pode ser
feita em linha reta ou em ziguezague, outra maneira para se conduzir pode ser com
a parte interna ou externa do pé.
Chute
O chute surge quando do contato com a bola em direção à
meta adversária ou para afastar o perigo de um ataque adversário. O primeiro
seria o chute com o objetivo ofensivo. O segundo, com o objetivo defensivo. Logo,
chute sempre é a mesma coisa, o que muda é o objetivo. Quais seriam as
possíveis trajetórias de chute? Rasteira, meia-altura e alta. Quais seriam os
tipos, as maneiras de chutar? Com o
dorso ou de peito de pé, de bate pronto ou semivoleio, de voleio ou sem-pulo,
de bico e por cobertura.
Cabeceio
Há exemplo do chute, o cabeceio pode ser ofensivo e
defensivo. Quem cabeceia o faz para marcar um gol, para defender a sua equipe
ou para passar a bola para um companheiro de equipe A exemplo do chute e do passe,
o cabeceio pode ter diferentes trajetórias, isto é, pode ser em linha reta,
para o alto ou em direção ao chão.
Passe
O passe só acontece quando há duas pessoas. Passa-se
quando um alguém envia a bola para um outro alguém. Em geral passa-se a bola
com os pés, mas também pode sair um passe com a cabeça, com o peito, a coxa ou
ombro. O passe é classificado quanto à distância, à trajetória (altura), à
execução (parte do corpo), ao espaço de jogo (quadra) e à habilidade.
Distância: Curto - até 4 metros; Médio - 4 a 10 metros;
Longo - acima de 10 metros.
Trajetória: Rasteiro, meia altura, parabólico.
Execução: Interna, externa, anterior (bico), solado,
dorso.
Espaço de Jogo: Lateral, diagonal, paralelo.
Passes de Habilidade: Coxa, peito, cabeça, calcanhar, ombro,
parabólico ou cavado.
Drible no futsal
O drible é feito com posse de bola. Quem dribla, procura,
com bola, passar por um adversário. Esse "passar pelo adversário"
exigirá, algumas vezes, velocidade, outras apenas mudança de direção, outras,
criatividade, ginga e outras ainda, todas estas coisas simultaneamente.
Entretanto, uma coisa é certa: o que dificulta a habilidade de marcar é a perda
do equilíbrio. Logo, o drible eficaz é aquele que provoca no outro o
desequilíbrio.
Finta no futsal
Finta, ao contrário do drible, é realizada sem bola.
Ainda que quem finta esteja sem bola, o faz com o objetivo de obtê-la.
Antecipação
Antecipa-se quando se toma à frente do adversário. A
antecipação pode ser classificada a em ofensiva e defensiva.
Proteção de Bola no
futsal
Proteger significa manter a posse de bola quando marcado
diretamente por um adversário. Porém, não se trata de drible. Técnica para
proteger a bola: quem protege deve antecipar o lado que o oponente quer entrar
a fim de realizar o desarme. A oposição deve ser feita com o tronco e o braço.
Habilidade do Goleiro
no futsal
Habilidades do goleiro: pegada, reposição, lançamento,
defesas altas, defesas baixas, saídas de gol, jogo de quadra.
QUADRA
OFICIAL
A quadra de jogo é um retângulo com o comprimento de 42
metros e o mínimo de 25 metros, tendo a largura máxima de 22 metros e a mínima
de 15 metros. As linhas demarcatórias da quadra, na lateral e no fundo, deverão
estar afastadas 1 (um) metro de qualquer obstáculo (cerca ou alambrado). Para
partidas oficiais, a quadra deverá ter um comprimento mínimo de 30 metros e uma
largura mínima de 17 metros. Para partidas oficiais internacionais a quadra
deverá ter um comprimento entre 38 e 42 metros e uma largura entre 18 e 22
metros.
SISTEMA
DE MARCAÇÃO
Homem a Homem
Na marcação homem a homem ou individual, o defensor marca
individualmente o jogador que lhe indicado acompanhando-o por toda a quadra.
Esse sistema pode ser dividido em marcação sob pressão e meia pressão. Neste
sistema marca-se o jogador, não a bola. A marcação sob pressão exige que o
marcador exerça o combate direto ao oponente em qualquer setor da quadra,
procurando evitar que o oponente receba a bola. E entende-se por meia pressão o
combate no setor de ataque somente sobre o oponente que recebe ou que está de
posse da bola, não sendo necessário o combate sobre o jogador que está sem
bola, ficando o responsável por este jogador adversário mais retraído a fim de
dar cobertura ao companheiro que efetua o combate direto sobre aquele que está
com a bola, além de guarnecer o setor central da quadra. No setor defensivo a
marcação é efetuada sob pressão.
Por Zona
O sistema de marcação por zona consiste em atribuir a
cada jogador da equipe uma zona definida de defesa com a incumbência de ocupá-la
e defendê-la integralmente. Neste sistema marca-se a bola, não o jogador. Na
marcação por zona o combate é exercido sobre o jogador contrário mais diretamente
quando ele penetra na zona confiada ao defensor, sem que, no entanto, este seja
obrigado a acompanhá-lo fora dela. O sistema de marcação por zona é muito
vantajoso, pois favorece a cobertura de defesa, tornando a marcação altamente
eficaz além de ser muito propício aos contra-ataques toda vez que a bola é
tomada do adversário.
TÁTICAS
DO FUTSAL: SISTEMAS DE JOGO E POSIÇÕES
Sistema de jogo é o posicionamento organizado dos
jogadores de uma equipe na quadra. Para que o técnico posicione a equipe na
quadra de forma organizada, inteligente, é necessário, primeiro, conhecer as
posições dos jogadores. No futsal, basicamente, há um goleiro, um fixo, dois
alas e um pivô. Mas, onde posiciona-los? Depende do sistema. Entretanto,
devemos seguir o seguinte raciocínio: o goleiro defende a meta e, com a exceção
dos sistemas em que ele atua fora da área, deve ser posicionado na meia-quadra
defensiva junto à meta. O fixo deve ser posicionado na meia-quadra de defesa.
Se o sistema exigir, além de este ser posicionado na defesa, ele deve estar no
centro da quadra. Os alas devem ser posicionados nas laterais da quadra,
seja na
meia quadra de ataque ou de defesa. E o pivô deve ser posicionado
na meia-quadra de ataque. Para que entendamos a afirmação anterior que as
funções nem sempre correspondem às posições em quadra, devemos conhecer as
definições das posições dos atletas em quadra.
Goleiro - Este é o
responsável por defender e impedir que a bola ultrapasse a linha de gol. As últimas
regras lhe dão a possibilidade de lançar a bola com as mãos diretamente para o outro
lado da quadra. Observa-se que o goleiro de futsal deverá possuir também as
mesmas qualidades técnicas dos demais jogadores de linha.
Fixo - Sua função básica
é defensiva, porém deve saber o momento exato participar de algumas manobras
ofensivas, como organizadoras, abrindo espaços para os companheiros e chegando
como homem surpresa para o arremate a gol. Este jogador devera também orientar
os colegas durante a marcação e ter um bom senso de cobertura.
Alas (direito e esquerdo)
– São os responsáveis pela construção das jogadas e tem a tarefa de marcar e
atacar.
Pivô - Este é o
responsável pela distribuição das jogadas e, quando acionado, exerce as ações
de finalização e de abrir espaços na área adversária para a penetração de seus
companheiros. A sua característica básica é saber jogar de costas para o gol.
NÚMERO
E SUBSTITUIÇÃO DE ATLETAS
A partida será
disputada entre duas equipes compostas, cada uma, por no máximo de 5 (cinco)
atletas, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro. É vedado o início de
uma partida sem que as equipes contem com um mínimo de 5 (cinco) jogadores, nem
será permitido sua continuação ou prosseguimento se uma das equipes, ou ambas,
ficar reduzida a menos de 3 (três) atletas. O número máximo de jogadores
reservas para substituições é de 7 (sete). Será permitido um número
indeterminado de substituições “volantes” a qualquer tempo do jogo, sem
necessidade da paralisação do cronômetro, exceção feita ao goleiro que somente
poderá ser substituído com a bola fora do jogo. Um atleta que tenha sido
substituído poderá voltar a partida em substituição a outro.
Duração da partida
O tempo de duração de uma partida será cronometrado,
divididos em dois períodos iguais de minutos, tanto no masculino como no
feminino e com tempo de até 10 minutos para descanso entre os períodos. Esse
tempo de jogo pode sofrer variações dependendo da categoria que submeter ao
jogo.
REGRAS
OFICIAIS BÁSICAS
A bola estará fora de
jogo quando:
-Atravessar completamente quer pelo solo, quer pelo alto,
as linhas laterais ou de fundo;
-A partida for interrompida pelo árbitro;
-Jogada em local coberto, a bola tocar no teto;
-A bola estará em jogo em todas as outras ocasiões, desde
o começo até o término da partida não tendo nenhuma infração no jogo.
Bola de saída
No inicio da partida a escolha de lado ou pontapé inicial
será decidido por meio de sorteio pelo árbitro principal. A equipe vencedora do
sorteio escolherá a meia quadra onde irá atuar ou optará pela execução do
pontapé inicial.
Faltas e incorreções
As faltas e incorreções serão penalizadas com:
-Tiro Livre Direto Tiro Livre Indireto;
-Tiro livre direto;
Será concedido um tiro livre direto em favor da equipe
adversária quando um jogador cometer uma das seguintes infrações contra jogador
adversário, de maneira que os árbitros julguem imprudente, temerária ou com uso
de força excessiva:
- Dar ou tentar dar pontapé em adversário;
- Calçar o adversário, isto é, derrubar ou tentar fazê-lo
usando as pernas, agachando-se na frente ou por trás dele;
- Pular ou atirar-se sobre o adversário;
- Trancar o adversário por trás ou de maneira violenta e
perigosa;
- Bater, tentar bater ou lançar uma cusparada em
adversário ou companheiro de equipe;
- Segurar um adversário com as mãos ou impedi-lo de ação
com qualquer parte do braço;
- Empurrar o adversário;
- Trancar o adversário com o ombro;
Praticar qualquer jogada, sem visar o adversário, mas
involuntariamente atingi-lo ou quase atingi-lo perigosamente.
Tiro livre indireto
Será concedido um tiro livre indireto em favor de uma
equipe quando um jogador adversário cometer uma das seguintes infrações:
a) Estando o goleiro
com a bola em jogo:
Controla a bola com suas mãos dentro de sua área penal ou
fica de posse em sua meia quadra de jogo por mais de 4 (quatro) segundos.
Toca ou controla a bola com suas mãos, dentro de sua área
penal, depois que um seu companheiro a tenha passado deliberadamente com o pé.
Toca ou controla a bola com as mãos vinda diretamente de
um tiro lateral, de canto, direto e indireto, cobrado por um seu companheiro.
Após haver tocado na bola ou arremessando-a com as mãos
ou movimentando a mesma com os pés volta a recebê-la de um companheiro de
equipe de forma intencional, dentro ou fora de sua área penal, sem que a bola
tenha antes ultrapassado a linha demarcatória do meio da quadra ou tenha sido
jogada ou tocada, por um adversário.
b) Qualquer jogador
que:
- Jogar perigosamente, mesmo sem contato físico com o
goleiro, ao tentar tirar a bola das mãos deste após a mesma ter sido agarrada e
estar retida em suas mãos;
- Quando sem a posse ou domínio da bola, obstruir,
intencionalmente, um adversário de maneira a formar um obstáculo em sua
progressão;
- Obstruir a jogada, prender a bola com os pés ou evitar
com o corpo sua movimentação, estando caído, exceto se for o goleiro, dentro de
sua área penal;
- Tocar na bola, em jogo, quando não esteja devidamente
equipado, exceto o jogador que, na disputa da bola perder qualquer equipamento,
podendo prosseguir no lance enquanto estiver de posse da bola;
- Usar expressão verbal ou vocal para enganar jogador
adversário, fingindo ser seu companheiro de equipe ou acenar com as mãos
próximas ao rosto do adversário e tirar vantagem do lance;
- Ficar parado na frente do goleiro adversário com o
propósito de obstruir sua visão e dificultar a sua ação ou movimentos;
- Levantar os pés para chutar para trás (bicicleta) ou
chutar com o calcanhar e, levando perigo ao adversário próximo à jogada;
Impedir que o goleiro lance a bola com as mãos.
Contagem dos gols
O tento será válido quando ultrapassar inteiramente a linha
de fundo por entre os postes de metas e sob o travessão. Será válido o tento
resultante de chute de bola de saída.
FALTAS TÉCNICAS, PESSOAIS E DISCIPLINARES
Faltas técnicas – Aquela que o
atleta comete, intencionalmente, uma das infrações: dar ou tentar dar pontapé;
calçar o adversário, trancar o adversário de maneira violenta ou perigosa;
bater ou tentar bater, lançar cusparada e etc. Punição: tiro livre direto no
local onde ocorreu a infração. Se dentro da área de meta será assinalada uma
penalidade máxima.
Faltas pessoais – Aquela que o atleta
comete, intencionalmente, uma das infrações: jogar perigosamente, sem posse de
bola obstruir o adversário, trancar o goleiro, tocar na bola o atleta não
equipado, usar expressão verbal ou vocal para enganar o adversário, ficar
parado na frente do goleiro obstruindo sua visão, imobilizar a bola por mais de
quatro segundos, tentar bicicleta. Punição: tiro livre indireto no local onde
ocorreu a infração
Faltas disciplinares – Consideram-se
faltas disciplinares, com a cobrança dos jogadores titulares e reservas,
qualquer das seguintes infrações: entrar em quadra antes de decorridos 2
minutos (expulsão temporária) ou de sua equipe ter sofrido um tento; demonstrar
por palavras ou atos de divergência do árbitro, trocar de número sem avisar o
árbitro etc.. Punição: cobrança de um tiro livre indireto.
Funções dos árbitros,
anotadores e cronometrista no futsal
Árbitros
Os árbitros usarão, obrigatoriamente, camisas de manga
curta ou manga comprida, nas cores determinadas e aprovadas por sua entidade,
além da calça, cinto, meias e tênis ou sapatos da cor branca.
Cronometristas e
anotadores
Os cronometristas e anotadores usarão, obrigatoriamente,
camisas de manga curtas ou manga comprida, nas cores determinadas por sua entidade,
além de calça, cinto meias e tênis ou sapatos de cor preta.
EXERCÍCIOS
01 – Explique como aconteceu o surgimento do futsal.
02 – Conceitue:
a) Domínio
b) Controle de bola
c) Condução de bola
d) Passe
e) Drible
f) Finta
g) Antecipação
h) Proteção de bola
i) Habilidades do goleiro
03 – Faça um desenho da quadra oficial de futsal, com
suas linhas e demarcações:
04 – Quais os tipos de marcações existentes no futsal?
Explique cada um.
05 – Quais as posições dos jogadores existentes no
futsal? Defina cada uma.
06 – Por quantos jogadores e composto uma equipe de
futsal? Qual o tempo de jogo oficial?
07 – Faça um resumo das regras oficiais básicas do
futsal.
08 – Diferencie:
a) Tiro livre direto
b) Tiro livre indireto
Tags
EDUCAÇÃO FÍSICA
Vou hackear kkkk
ResponderExcluirsou eu marcos
ExcluirKoé marcos
Excluirsupera kisame
ResponderExcluiroq q tem a ver o cu com as calças nêê
ResponderExcluirkkkkkk
ResponderExcluir