Atividade de Educação Física: Higiene Corporal


A higiene corporal é um conjunto de cuidados que as pessoas devem ter com seu corpo para ter melhores condições de bem-estar e saúde mental. Consiste em medidas que garantem a limpeza do corpo, da mente e do ambiente, a fim de garantir a qualidade de vida das pessoas.

Como deve ser a higiene das orelhas?
Deve-se usar uma toalha ou hastes flexíveis com algodão nas pontas para fazer a limpeza somente das partes externas das orelhas e do conduto auricular, não deve-se aprofundar e nem utilizar de outros objetos ou a unha para esta tarefa pois poderá ocorrer o fato de estar empurrando a cera para dentro e assim correr o risco de problemas, caso houver alguma dificuldade ou sintomas como coceira, diminuição auditiva e dores o certo é procurar o Otorrinolaringologista.

Como deve ser a higiene do nariz?
Como no caso das orelhas não se deve usar objetos ou a unha para tal, o correto é assoar o nariz, se houver dificuldade para retirar a secreção, pingue 01 conta-gotas cheio de soro fisiológico em cada narina uma de cada vez e assoar novamente o nariz. Manter os pelos curtos frequentemente evita a retenção de bactérias e a chance de infecção por elas causada.

Como deve ser a higiene dos olhos?
Como em qualquer forma de higiene corporal é muito importante que em primeiro lugar as mãos estejam bem lavadas, no caso dos olhos não são eles propriamente ditos a serem lavados, pois ao lacrimejar eles são lavados, porém a parte externa com os olhos fechados pode e deve ser lavada com água e sabonete de preferência neutro, não esfregar com força e enxaguar bem com água corrente.


Como deve ser a higiene bucal?
A boca é uma das principais portas de entrada de doenças em nosso organismo. Por isso, cuidar da saúde bucal é fundamental. Por ser nossa grande vitrine de saúde, deve ser tratada rapidamente em qualquer sinal de doença.

A higiene da boca deve ser feita pelo menos três vezes ao dia, e deve-se seguir a esta sequência após a alimentação:
a)Uso do fio dental;
b)Escovação dos dentes ;
c)Escovação da língua.

Desenho demonstrativo dos movimentos da escova durante a escovação:


Existe prevenção contra cáries?
Sim, a prevenção começa com o recém-nascido, sendo a cárie uma doença transmissível não devemos soprar os alimentos do bebê para esfriar, não devemos beijar a boca do bebê, quanto mais tarde a criança for contaminada, mais tempo livre de cáries vai ficar.

Como deve ser o uso adequado do fio dental?
Existe uma técnica muito indicada, observe as mãos na ilustração abaixo: 

Técnica de uso do fio dental: 
*O fio dental deve ser usado no mínimo duas vezes por dia.
*Usa-se o fio dental antes de escovar os dentes. 

Palito de dente ajuda ou prejudica? 
O palito de dente é com certeza o vilão. O palito desgasta os dentes e fere a gengiva.

O que é mau hálito?
O mau hálito (halitose) é a liberação de odores desagradáveis provenientes da boca ou da respiração. Na maioria das vezes o mau hálito não é um problema de saúde, mas sim uma alteração fisiológica que muda o odor do hálito.

Quais são as causas do mau hálito?
Há mais de 50 causas possíveis para o mau hálito, ou halitose. O mau hálito pode ser consequência da alimentação, jejum prolongado, má higiene oral, baixo fluxo salivar. Alguns problemas de saúde como prisão de ventre, problemas renais ou hepáticos e diabetes podem acarretar o mau hálito. Outra causa é a saburra lingual, a qual é uma massa bacteriana que pode produzir odor ruim.

Como evitar o mau hálito?

Em primeiro lugar mantenha uma boa higiene bucal escovando os dentes com frequência, principalmente após as refeições. Também use fio dental entre os dentes, bocheche e gargareje e escove a língua. Isso ajuda a evitar as bactérias que são a principal causa do mau hálito.


Existe um creme dental ideal?

Não, resguardando as propriedades mínimas para que o produto tenha efeito qualquer um é bom, não existe um creme dental melhor do que outro, o importante é escovar os dentes corretamente, escovar bem a língua e saber usar o fio dental. Os dentes podem ficar escurecidos por uma série de fatores como uso de fumo, tratamento errado de canal e consumo de café. O clareamento dental é um procedimento que restaurará a cor branca dos dentes escurecidos.


DICA: O ideal é a cada seis meses ir ao dentista para avaliar as condições dos dentes e gengivas.

Higiene da Pele
A pele é o revestimento externo do corpo, é também o maior e mais pesado órgão do corpo humano.

A pele da mulher é igual a pele do homem?
Sim. Porém na maioria dos casos como os homens cuidam menos de sua pele e submetem-se a atividades diferentes das praticadas pelas mulheres acabam tendo uma pele mais grossa e áspera.

Como deve ser o banho para limpar a pele de todo o corpo de maneira adequada?
A pele humana possui milhões de glândulas que produzem suor e substâncias parecidas com sebo. Sem fazer a limpeza, a pele continua a produção, a partir daí causará um acumulo gradativo dessas substâncias, que se somam a sujeira exterior e podem causar sérios danos à saúde. Como toda forma de higiene o banho é fundamental para uma boa saúde, sendo feito no mínimo 01 vez ao dia em média (e 02 vezes ao dia ou mais dependendo da atividade física que é exercida por cada indivíduo e variação de temperatura). Deve-se lavar todo o corpo com água e sabão, tendo atenção ás dobrinhas e virilhas, entre os dedos, o umbigo enfim todas as cavidades do nosso corpo, enxaguar bem e logo após secar bem todo o corpo. Assim você estará evitando micoses, piolhos, sarnas, seborreias, infecções urinárias, corrimento e muitas outras doenças relacionadas à falta de higiene.

DICA: Não esfregue excessivas vezes ou com muita força a pele para evitar que haja remoção da camada de proteção natural que é formada pelas glândulas nos poros.

Qual o sabonete ideal para o banho?
Qualquer sabonete, desde que não irrite a pele, de preferência um sabonete neutro.

O uso de cremes é recomendável? A que nível?
Sempre que possível usar protetor solar no verão e creme hidratante no inverno.


Como deve ser a higiene das partes íntimas?
Como via de regra lavar com água e sabonete de preferência neutro, manter os pelos curtos, e principalmente no caso das mulheres após usar o sanitário para urinar lavar com ducha, tanto a mulher quanto o homem após defecar mesmo tendo feito uso do papel higiênico é recomendado que use a ducha ou tome banho.

A higiene da mulher altera no período menstrual? 
Sim, a mulher tem como recurso o absorvente e toda vez que fizer a retirada do mesmo deve lavar as partes íntimas.

Qual deve ser o material mais indicado para roupas íntimas? 
Para as partes íntimas são aconselháveis peças de algodão e as roupas de forma que permitam boa ventilação. Sempre que tomar banho substitua as roupas usadas por roupas limpas.

Higiene das unhas
Lembre-se cortar as unhas e mantê-las curtas e sempre limpas, são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode conter micro-organismos e dar origem a verminoses e outras doenças intestinais. É bom lembrar também que o hábito de roer as unhas leva a um risco maior de obter doenças e inclusive as relacionadas à falta de higiene.

Higiene dos Cabelos
Os cabelos devem estar sempre lavados (em média duas vezes por semana) além de penteados. Deve-se cortar regularmente pois quanto menor forem melhor será a ventilação e a limpeza. Os cabelos grandes e sujos facilitam o aparecimento e a proliferação de piolhos, acumulam-se facilmente poeira e gorduras que precisam ser eliminadas. É sempre agradável observarmos cabelos limpos, brilhantes, cheirosos e bem cortados.

Chulé
Popularmente conhecido como chulé, a bromidrose é um mau cheiro causado pela interação de bactérias com o suor da região plantar. No entanto, é mais comum que o odor fétido do chulé apareça em pessoas com sudorese excessiva, isso pode vir acompanhado de um aspecto esbranquiçado da pele ou de uma descamação dos pés.
Para amenizar o cheiro desagradável, a solução é diminuir o suor dos pés ou abaixar o número de bactérias presentes na região com o uso de desodorantes e antitranspirantes que diminuem  a flora bacteriana e a transpiração. O que resulta numa diminuição do odor fétido característico da bromidrose.
DICA: Os calçados também tem que ser lavados a cada 15 dias, alimentação ácida, estresse e meias sintéticas também influenciam no agravo do caso.

Saiba como evitar o chulé
É muito importante manter alguns cuidados básicos de higiene para que o mau cheiro indesejável fique longe dos seus pés, deve-se lavar bem os pés, se possível usar um sabonete anti-séptico e uma escova macia, inclusive entre os dedos e as unhas, não se esquecer de secá-los e não usar o mesmo calçado todos os dias. Pés mal lavados acumulam resíduos de sabão, sujeira e suor entre os dedos e unhas, neste caso ocorrerá a proliferação de fungos nos pés, o que pode resultar em um odor fétido mais forte.

Excesso de suor e mau cheiro nas axilas, o que fazer?
O mau cheiro nas axilas é causado pela hiperidrose que é a produção excessiva de suor pelas glândulas sudoríparas. Entre suas causas estão os estímulos emocionais (hiperidrose emocional) ou uma maior sensibilidade dos centros reguladores de temperatura, pois a sudorese está diretamente ligada ao controle da temperatura corporal, e sendo que a falta de higiene ou má higiene contribui para a piora do quadro.

DICA: O melhor a fazer é lavar e secar bem as axilas, usar roupas de algodão e que permitam a ventilação além de usar desodorante antitranspirante.

Dicas e erros frequentes com relação à higiene
*Ao secar o corpo após o banho, siga a sequência dos membros superiores para inferiores.
*Não use a mesma roupa repetidas vezes sem lavá-la e passá-la.
*Evite levar as mãos à boca, olhos, nariz, ouvidos ou partes íntimas sem necessidade, pois assim você estará evitando de levar micro-organismos para estas partes.
Limpe diariamente seu celular com álcool para eliminar as bactérias.
*Lave as mãos antes e após entrar no banheiro.
*Evite encostar a boca nas latinhas de refrigerante, certifique-se de que estão lavadas ou use canudinhos.
*Durante a prática de esportes não compartilhe blusas, coletes, calções ou outros utensílios já usados e suados no momento da prática.


EXERCÍCIOS (RESOLVA NO CADERNO)


01– Como devemos proceder para higienizar de forma correta as orelhas e o nariz?
02– A higiene da boca deve ser feita pelo menos três vezes ao dia, e deve-se seguir uma sequência após a alimentação. Descreva as etapas desta sequência e explique cada uma delas.
03– O mau hálito (halitose) é a liberação de odores desagradáveis provenientes da boca ou da respiração. Na maioria das vezes o mau hálito não é um problema de saúde, mas sim uma alteração fisiológica que muda o odor do hálito. Explique as causa do mau hálito e como podemos evitá-lo.
04– Popularmente conhecido como chulé, a bromidrose é um mau cheiro causado pela interação de bactérias com o suor da região plantar. Como podemos evitar o chulé?
05– O que podemos fazer para evitar o mau cheiro nas axilas?
06– Qual o perigo de não mantermos as unhas bem higienizadas?
07– Como deve ser o banho para limpar a pele de todo o corpo de maneira adequada?
08 – Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
(   ) Ao secar o corpo após o banho, siga a  sequência dos  membros inferiores  para superiores.
(   ) Não use a mesma roupa repetidas vezes sem lavá-la e passá-la.
(   ) Evite levar as mãos à boca, olhos, nariz, ouvidos ou partes íntimas sem necessidade, pois assim você estará evitando de levar micro-organismos para estas partes.
(   ) Limpe diariamente seu celular com álcool para eliminar as bactérias. 
(   ) Lave as mãos somente ao sair do banheiro.
(   ) Evite encostar a boca nas latinhas de refrigerante, certifique-se de que estão lavadas ou use canudinhos.
(   ) Durante a prática de esportes compartilhe blusas, coletes, calções ou outros utensílios já usados e suados no momento da prática.


Acesse outros conteúdos semelhantes.



Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

29 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Alguém que respondeu me ajuda na questão 02

    ResponderExcluir
  2. AFF NEM PRA MANDAR ON QUE NEM O PROFESSOR DE MATEMATICA

    ResponderExcluir
  3. suas atividades são bem elaboradas.obrigada

    ResponderExcluir
  4. Amei essa atividade! Maravilha!!! Muito obrigado, Professor Maurício Araújo pela sua grandiosa contribuição para com os professores! Meu muito obrigado por todas às atividades Maravilhosa que você sempre posta aqui no seu blog. Deus te abençõe grandemente!!! Forte abraço amigo!😍🥰🤗🙇🙏✋🕊️😊

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha! A contribuição do seu trabalho para com nosco, professores de Educação Física, é grandiosa. Muitíssimo obrigado. Parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Ronaldo, pelo seu comentário. Isso motiva!

      Excluir
  6. Porque as atividades não estão sendo disponibilizadas em pdf?

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelas atividades.... Tem sido de grande valia!!! Muito obrigada

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela atividades, são ótimas .

    ResponderExcluir
  9. Os conteúdos são ótimos.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem