O basquetebol é jogado por duas equipes de cinco
jogadores cada uma. O objetivo de cada equipe é o de jogar a bola dentro da
cesta do adversário e evitar que a outra equipe se apodere dela ou faça pontos.
A bola poderá ser passada, arremessada, batida por tapas, rolada ou driblada em
qualquer direção, respeitadas as restrições impostas pelas regras do jogo.
Relembrando
a Historia
O basquetebol foi
criado pelo canadense James Naismith em fins de semana de 1891, na cidade
americana de Springfield (Estado de Massachussetts).
Os motivos que
levaram Naismith a criar esse jogo foram:
• A necessidade de incentivar a prática da atividade
física pelos alunos da ACM local, pois eles começavam a apresentar sinais de
desinteresse devido à monotonia das aulas;
• A necessidade de criar uma atividade que pudesse ser
realizada em local coberto, para fugir do inverno rigoroso daquela região
americana.
• A necessidade de uma atividade que pudesse ser
praticada por um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
Baseando-se nesses
aspectos, Naismith idealizou um tipo de jogo que se utilizava de uma bola maior
do que as já empregadas em outros jogos existentes. Essa bola deveria ser
lançada em um alvo colocado horizontalmente e em plano elevado. O nome
Basketball (termo inglês que em português foi adaptado para basquetebol)
originou-se do fato de serem utilizados cestos de pêssegos (baskets = cestos /
ball = bola). Tais cestos foram colocados a uma altura de aproximadamente 3
metros do solo. O surgimento do novo jogo despertou interesse entre os alunos
da ACM e sua prática foi difundida muito rapidamente. Em janeiro de 1892,
professores do Bunckingham Grade School começaram a jogar basquetebol sob a
direção de Naismith. Em março foi disputado o primeiro jogo. Em 1893, o jornal
Springfield Republican noticiou a realização do primeiro jogo feminino.
Fundamentos básicos são movimentos essenciais para a
realização do esporte. Por exemplo: sem o movimento do arremesso não existe
basquetebol. A seguir os fundamentos básicos do basquetebol:
Manejo de corpo
É a capacidade de movimentar-se e controlar seu próprio
corpo, sendo muito importante para o aprendizado de todos os outros
fundamentos. São corridas (para frente, para trás, laterais e com mudanças de
direção), paradas bruscas, giros, fintas e saltos.
Manejo de bola
É um fundamento que se relaciona a diversas formas de
manusear e dominar a bola. Ou seja, a familiarização do (a) jogador (a) com a
bola.
Dribles
O drible em basquetebol corresponde à ação do (a) jogador
(a) em impulsionar consecutivamente a bola contra o solo, podendo para isto,
utilizar uma das mãos isoladamente ou as duas alternadamente. Ele é também uma
das formas de fazer a bola avançar para a quadra adversária.
Tipos de dribles:
a) drible baixo de proteção;
b) drible alto ou de velocidade;
c) drible com passagem da bola por entre as pernas;
d) drible com passagem por trás do corpo;
e) drible com giro.
Passe
Passe é um fundamento de ataque que consiste em enviar
uma bola de um companheiro a outro, podendo o aluno, para este fim, muitas
formas diferentes de movimento. O passe é também considerado a forma mais
rápida de se avançar da zona de defesa para a zona de ataque.
Tipos de passes mais
utilizados no basquetebol
a) Passes com as duas mãos
b) Passes com uma das mãos
c) Passes especiais
Recepção
É um movimento que está diretamente relacionado ao passe,
ou seja, é o meio que utilizamos para podermos receber a bola do companheiro,
da melhor maneira possível. As formas de receber a bola, mais comuns no
basquetebol são: recepção de bolas altas, bolas médias e baixas, ou que venham
de baixo para cima.
Rebotes
É um dos únicos fundamentos do basquetebol que pode ser
utilizado, tanto ofensivo quanto defensivamente, e caracteriza-se pela
recuperação da bola, após um arremesso não convertido.
Bandeja
É um arremesso que tem que dar dois passos:o primeiro de equilíbrio
e o segundo de distância. Que pode ser feito em movimento com passe ou
driblando.
Enterradas
É movimento que conjuga o salto e a colocação com firmeza
da bola diretamente na cesta.
Arremessos
É um fundamento de ataque que consiste no lançamento da
bola em direção à cesta, com o objetivo de marcar pontos.
Tipos de arremessos:
a) Arremesso com uma das mãos com apoio;
b) Arremesso com salto (jump);
c) Arremesso de bandeja;
d) Arremesso de gancho.
Assistência
Assistência é um passe certeiro que encontra outro
companheiro de equipe, livre de marcação, e acaba convertido em cesto. O
jogador que faz a assistência é tão importante como o jogador que marca o
cesto.
Ponte-aérea
É quando um jogador lança a bola diretamente a um de seus
parceiros, que pula recebe a bola e finaliza a jogada arremessando a bola antes
de tocar o chão.
Também pode ser feita com um jogador arremessando a bola
na tabela com outro jogador pegando o rebote e finalizando a jogada
Tipos
de Marcações
Marcação
individual
Neste tipo de marcação, cada jogador deverá ficar
responsável em marcar um jogador específico da outra equipe.
Marcação por Zona
Marcação por zona: nesta forma de marcação, cada jogador
ficará em um local específico da quadra, e marcará o(s) jogador(es) que estará(ão)
nesta faixa da quadra.
Jogadores
e posições
Armador ou escolta
O escolta/armador lançador sempre tem a responsabilidade
de encestar desde o perímetro e de converter pontos para sua equipe. Os
escoltas/armadores lançadores geralmente são mais altos que os armadores, e
geralmente tomam uma maior quantidade de lançamentos. A posição de
escolta/armador lançador sempre é conhecida na quadra como o "2".
Armador
A função do armador é parecida a do diretor em um filme,
já que os armadores organizam as jogadas e dirigem o jogo na ofensiva. Como seu
trabalho é fazer a bola chegar a seus companheiros na melhor posição possível
para poder encestar, o armador é quase sempre o que melhor maneja e passa a
bola de sua equipe. Os armadores também em muitas oportunidades são os
jogadores mais baixos e os mais rápidos na equipe, e muitas vezes se lhes chama
o "um".
Ala/lateral
O Ala/Lateral tem a responsabilidade de ser uma
sobressalente cestinha e um bom defensor. A versatilidade é quase sempre uma
das grandes características de um bom Ala/Lateral já que tem que ser grandes
para jogar perto da cesta, mas também o suficientemente rápidos para encestar
desde o perímetro. Na quadra se os conhecem como os "3".
Ala/pivô
Como sugere o nome, estes jogadores geralmente se
destacam nos elementos mais físicos do jogo: rebotes e defesa. Eles são quase
sempre os jogadores mais fortes da equipe. Os Alas/Pivôs são reconhecidos como
os "4" na quadra, e também podem ser catalogados como os jogadores
"que se movem perto da cesta", já que passam a maior quantidade de
tempo na área perto da cesta.
Regulamento
(FIBA)
Equipe
Existem duas equipes que são compostas por 5 jogadores
cada (em jogo), mais 7 reservas.
Início do jogo
O Jogo começa com o lançamento da bola ao ar, pelo árbitro,
entre dois jogadores adversários no círculo central e esta só pode ser tocada
quando atingir o ponto mais alto. A equipe que não ganhou a favor.
Duração do jogo
Quatro períodos de 10 minutos de tempo útil cada (Na NBA,
são 12 minutos), com um intervalo de meio tempo entre o segundo e o terceiro
período com uma duração de 15 minutos, e com intervalos de dois minutos entre o
primeiro e o segundo período e entre o terceiro e o quarto período. O
cronómetro só avança quando a bola se encontra em jogo, isto é, sempre que o
árbitro interrompe o jogo, o tempo é parado de imediato.
Reposição da bola em
jogo
Depois da marcação de uma falta, o jogo recomeça por um
lançamento for à das linhas laterais, exceto no caso de lances livres. Após a
marcação de ponto, o jogo prossegue com um passe realizado atrás da linha do
campo da equipa que defende.
Como jogar a bola
A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar
com a bola nas mãos ou provocar o contato da bola com os pés ou pernas. Também
não é permitido driblar com as duas mãos ao mesmo tempo.
Pontuação
Um cesto é válido quando a bola entra pelo aro, por cima.
Um cesto de campo vale 2 pontos, a não ser que tenha sido conseguido para além
da linha dos 3 pontos, situada a 6,25 m (valendo, portanto, 3 pontos); um cesto
de lance livre vale 1 ponto.
Empate
Os jogos não podem terminar empatados. O desempate
processa-se através de períodos suplementares de 5 minutos. Executando torneios
cujo regulamento obrigue a mais que uma mão, todos os clubes de possíveis
torneios devem concordar previamente com o regulamento. Assim como jogos
particulares, após o término do tempo regulamentar se ambas as equipas
concordarem podem dar a partida por terminada.
Resultado
O jogo é ganho pela equipa que marcar maior número de
pontos no tempo regulamentar.
Lançamento livre
Na execução, os vários jogadores, ocupam os respectivos
espaços ao longo da linha de marcação, não podem deixar os seus lugares até que
a bola saia das mãos do executante do lance livre (A6); não podem tocar a bola
na sua trajetória para o cesto, até que está toque no aro.
Penalizações de
faltas pessoais
Se a falta for cometida sobre um jogador que não está em
ato de lançamento, a falta será cobrada por forma de uma reposição de bola lateral,
desde que a equipe não tenha cometido mais do que 4 (quatro) faltas coletivas
durante o período, caso contrário é concedido ao jogador que sofreu a falta o
direito a dois lances livres. Se a falta for cometida sobre um jogador no ato
de lançamento, o cesto conta e deve, ainda, ser concedido um lance livre. No
caso do lançamento não tiver resultado cesto, o lançador irá executar o(s)
lance(s) livres correspondentes às penalidades (2 ou 3 lances livres, conforme
se trate de uma tentativa de lançamento de 2 ou 3 pontos).
Regra dos 5 segundos
Um jogador que está sendo marcado não pode ter a bola em
sua posse (sem driblar) por mais de 5 segundos.
Regra dos 3 segundos
Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro
da área restritiva (garrafão) do adversário, enquanto a sua equipe esteja na
posse da bola.
Regra dos 8 segundos
Quando uma equipe ganha a posse da bola na sua zona de
defesa, deve, dentro de 8 segundos, fazer com que a bola chegue à zona de
ataque.
Regra dos 24 segundos
Quando uma equipe está de posse da bola, dispõe de 24
segundos para lançá-la ao cesto do adversário.
Bola presa
Considera-se bola presa quando dois ou mais jogadores (um
de cada equipe pelo menos) tiverem uma ou ambas as mãos sobre a bola, ficando
esta presa. A posse de bola será da equipe que tiver a seta a seu favor.
Transição de campo
Um jogador cuja equipe está na posse de bola, na sua zona
de ataque, não pode provocar a ida da bola para a sua zona de defesa (retorno).
Dribles
Quando se dribla pode-se executar o n.º de passos que pretender.
O jogador não pode bater a bola com as duas mãos simultaneamente, nem efetuar
dois dribles consecutivos (bater a bola, agarrá-la com as duas mãos e voltar a
batê-la).
Passos
O jogador não pode executar mais de dois passos com a
bola na mão.
Faltas pessoais
É uma falta que envolve contato com o adversário, e que
consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda,
Deter, Segurar, uso ilegal das mãos, empurrar.
Falta antidesportiva
Falta pessoal que, no entender do árbitro, foi cometida
intencionalmente, com objetivo de prejudicar a equipe adversária.
Falta técnica
Falta cometida por um jogador sem envolver contato
pessoal com o adversário, como, por exemplo, contestação das decisões do
árbitro, usando gestos, atitudes ou vocabulário ofensivo, ou mesmo quando não
levantar imediatamente o braço quando solicitado pelo árbitro, após lhe ser
assinalada falta.
Falta da equipe
Se uma equipa cometer num período, um total de quatro
faltas, para todas as outras faltas pessoais sofrerá a penalização de dois
lançamentos livres.
Número de faltas
Um jogador que cometer cinco faltas está desqualificado
da partida.
Altura do aro
A altura do aro até o solo é de 3,05 metros. Sendo na
liga norte-americana a NBA a altura é de 3,10 metros.
EXERCÍCIOS
01 – Faça um resumo da historia do Basquetebol.
02 – Fundamentos básicos são movimentos essenciais para a
realização do esporte.
Conceitue os fundamentos a seguir:
a) Manejo de corpo
b) Manejo de bola
c) Dribles e tipos de dribles
d) Passes e tipos de passe
e) Recepção
f) Rebote
g) Bandeja
h) Enterradas
i) Arremessos e tipos de arremessos
j) Assistência
k) Ponte área
03 – Quais os tipos de marcações existentes no Basquetebol?
Explique cada uma.
04 – Para que uma equipe de basquetebol tenha sucesso e
necessário que todos os jogadores desempenhem bem suas funções. Quais a
posições dos jogadores existentes no basquetebol? Defina cada uma.
05 – Explique como funciona o sistema de pontuação do
jogo de basquetebol.
06 – Diferencie:
a) Faltas pessoais
b) Faltas antidesportivas
c) Faltas técnicas
07 – Desenhe a quadra oficial de basquetebol, com os
nomes suas linhas e tamanho oficial.
08 – Faça um resumo do regulamento oficial do
basquetebol, destacando os principais pontos.
Tags
EDUCAÇÃO FÍSICA
Aonde está as respostas
ResponderExcluirAlgumas atividades mais antigas não estão disponíveis para download!
ExcluirOnde está as respostas
ResponderExcluirAlgumas atividades mais antigas o gabarito não está disponível!
Excluiroie!! coloca em para baixar por favor
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