Habilidades da BNCC de História do 3° ano do Ensino Fundamental

(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região,  as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida  urbana),  desmatamentos,  estabelecimento  de grandes empresas etc.
(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.
(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
(EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.
(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
(EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.
(EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
(EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.
(EF03HI10) Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção.
(EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
(EF03HI12) Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.

7 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Boa tarde! Sim, um bom auxílio para o planejamento. Gostaria de tr acesso às atividades relacionadas a essas habilidades p imprimir, alguém pode indicar algum site? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No site da Nova Escola tem varias atividades que possa te ajudar!
      https://novaescola.org.br/

      Excluir
  2. Lembrando que são atividades para crianças do 3º ano- fundamental 1.

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE, GOSTARIA DE ATIVIDADE DE HISTÓRIA /GEOGRAFIA REFERENTE AO ANO 2024, MUITO DIFICIL DE ENCONTRAR. OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Estamos continuamente desenvolvendo e aprimorando todos os nossos materiais! Em breve, teremos algumas novidades.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem