QUAIS AS PRINCIPAIS MUDANÇAS PARA O SAEB 2019?


      Com a divulgação da nova BNCC em 2017 e 2018, muitos educadores estão preocupados quanto ao Saeb 2019. Depois de muitas pesquisas, compartilho o que mudou e o que não mudou na edição deste ano. 
          As siglas Provinha Brasil, Prova Brasil, Anresc, Ana, etc. que serviam para indicar o nível da prova acabou. Todas as provas serão agora Saeb, o que vai marcar as diferenças será a indicação da etapa e das áreas do conhecimento. A educação infantil (creches e pré-escolas) agora será avaliada, não com uma aplicação de uma prova cognitiva com os alunos, mas questionários aos gestores e professores, para identificar o acesso e a qualidade do ensino. Tudo indica que esse questionário será online no começo de outubro.
         O Brasil inteiro tem acompanhado o IDEB da educação básica ao longo dos anos. Para o seu cálculo, é aplicado aos alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no 3° ano do ensino médio provas cognitivas de português e matemática. Para completar esse cálculo, o Inep também avalia o índice de evasão e reprovação dos alunos. Como já existem metas projetadas até 2021, o Inep divulgou ainda em 2018 que a matriz de referência de português e matemática não será alterada, ou seja, para a prova do Saeb em 2019 para as turmas do 5°, 9° e 3° ano do ensino médio serão os mesmos descritores que já conhecemos há muito tempo. A permanência da matriz de referência não será mudada para dar continuidade às projeções de metas e acompanhar o avanço da educação do Brasil desde 2007.
        Outra mudança significativa é a avaliação das outras áreas nas turmas do 9° ano. Serão aplicadas provas de Ciências e Humanas (História e geografia), mas o resultado destas avaliações será apenas amostral.
          A partir deste ano, o 3° ano deixará de ser avaliado pelo Saeb. De acordo com a nova BNCC, o ciclo de alfabetização deverá concluir no 2° ano, turma que será avaliada pelo Saeb 2019.
      Portanto, pesquisar e estudar a Nova BNCC é um compromisso de todas as instituições escolares do Brasil. O Blog Tudo Sala de Aula está disponibilizando separadamente as habilidades para cada ano por disciplina para facilitar suas pesquisas.



Francisco Maurício Araújo

POSTE UM COMENTÁRIO

Tudo Sala de Aula agradece sua interação conosco!