INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - TEMA: TRABALHO INFANTIL

SONHOS SEM SIGNIFICADOS

          Chegou a sala e sentou-se na cadeira pronta para começar a trabalhar, pegou um tecido branco e sentiu sua textura com tanta tranqüilidade que começou a lembrar de seus tempos de menina.
No passado, era uma garota de sorriso iluminante que contagiava a todos com a sua alegria. Mas aos seus oito anos, seu sorriso começou a mudar como também suas oportunidades para um futuro melhor. Trabalhava, e não eram trabalhos pequenos, eram trabalhos que exigiam força que uma menina de oito anos não tinha: puxava água, trabalhava com fogo e fazia serviços domésticos pesados. E assim, deixou de lado o “ser criança”, a escola e as brincadeiras infantis.
Sempre perguntava a mãe quando iria à escola novamente. A mulher, com pena de sua filha, sempre a iludia, dizendo que no dia seguinte ela iria estudar, mas sempre a decepcionava no decorrer do dia.
Até que uma noite, sua mãe prometeu que iria poupá-la de tanto serviço e iria ensiná-la a costurar. E assim, Antônia aprendeu o ofício de costureira, e com esse conhecimento começou a trabalhar costurando para outros, e o dinheiro que recebia era dado à sua mãe para sustentar a família. Não estudou mais, só trabalhou dia e noite.
Hoje em dia, com seus 64 anos, vive humildemente com poucos recursos para sustentar seus filhos. Suas filhas seguiram os mesmos passos da mãe, não têm estudos e nem expectativas para o futuro.

Moreira, Rita de Cássia. Junho de 2017. 
9° ano da Escola João Moreira Barroso. Prof. Maurício Araújo

1ª) O texto
a) conta a história de uma menina que se tornou adulta com uma vida economicamente boa.
b) narra a história de uma garota que teve sua infância prejudicada pelo trabalho infantil.
c) descreve a vida de uma garota que durante a infância trabalhou muito, mas quando se tornou adulta, motivou suas filhas a terem uma vida diferente da sua.
d) narra a história de uma senhora que se debruçava em sua cadeira lembrando-se unicamente de seus bons tempos de criança.

2ª) Na frase: “... Sempre perguntava a mãe quando iria à escola novamente.”, qual a classificação da oração subordinada adverbial?
a) Consecutiva.
b) Conformativa.
c) Concessiva.
d) Temporal.

POSTE UM COMENTÁRIO

Tudo Sala de Aula agradece sua interação conosco!