Planejamento para o professor
Objeto do conhecimento: Interpretação de texto do gênero fábula.
Habilidade da BNCC: (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Download do conteúdo disponível no final da publicação
Leia o texto e responda às questões:
O CAVALO E O BURRO
Cavalo e burro seguiam juntos para a cidade. O cavalo, contente da vida, folgando com a carga de quatro arrobas, e o burro – coitado! gemendo sob o peso de oito. Em certo ponto, o burro parou e disse:
– Não posso mais! Esta carga excede às minhas forças e o remédio é repartirmos o peso irmanamente, seis arrobas para cada um.
O cavalo deu um pinote e relinchou uma gargalhada.
– Ingênuo! Quer então que eu arque com seis arrobas quando posso bem continuar com as quatro? Tenho cara de tolo?
O burro gemeu:
– Egoísta! Lembre-se que se eu morrer você terá que seguir com a carga das quatro arrobas mais a minha.
O cavalo pilheriou de novo e a coisa ficou por isso. Logo adiante, porém, o burro tropica, vem ao chão e rebenta.
Chegam os tropeiros, maldizem da sorte e sem demora arrumam as oito arrobas do burro sobre as quatro do cavalo egoísta. E como o cavalo refuga, dão-lhe de chicote em cima, sem dó nem piedade.
– Bem feito! – exclamou um papagaio. Quem o mandou ser mais burro que o pobre burro e não compreender que o verdadeiro motivo era aliviá-lo da carga em excesso? Tome! Gema dobrado agora…”(Monteiro Lobato, Fábulas. São Paulo, Editora Brasiliense, 1994)
Atividades
Responda às questões sobre o texto.
1ª) Que características podem ser identificadas para que o texto seja classificado como fábula?
2ª) Na fábula acima, por que o cavalo e o burro se desentenderam?
3ª) A atitude do cavalo trouxe-lhe as consequências previstas pelo burro. Que comportamento humano a atitude do cavalo representa?
4ª) Que ensinamento essa fábula transmite?
5ª) Escreva uma moral para o texto lido.
6ª) Os textos narrativos, independentes do gênero, apresentam os elementos constituintes da narração. Localize-os abaixo:
- a) Personagens:
- b) Espaço:
- c) Conflito:
7. No trecho: “Quer então que eu arque com seis arrobas quando posso bem continuar com as quatro?”, a palavra em destaque indica ideia de
- a) tempo.
- b) lugar.
- c) modo.
- d) dúvida.
8. No trecho: “Logo adiante, porém, o burro tropica…”, a palavra em destaque estabelece ideia de
- a) adição.
- b) alternância.
- c) causa.
- d) oposição.
+ Conteúdos de Português para o 6° e 7° ano
Confira nossa página repleta de conteúdos semelhantes, especialmente desenvolvidos para esse público escolar. Materiais pedagógicos de alta qualidade, cuidadosamente preparados pelos produtores do Tudo Sala de Aula. Clique agora e escolha o tema da aula!
Reiteramos que todo o conteúdo do site Tudo Sala de Aula é original, produzido por equipe própria. Portanto, este material, assim como os demais, não pode ser publicado em sites pessoais ou copiado para a criação de apostilas para venda. Pirataria é crime! Estamos de olho! (Lei 9.610/98)
Por Maurício Araújo
Especialista em Língua Portuguesa, em Marketing e Mídias Digitais e em Gramática de Revisão Textual.
O conteúdo foi revisado e certificado pela equipe de Redação do Tudo Sala de Aula.