ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - ENTREVISTA - INTERPRETAÇÃO - 8º ANO - 9º ANO

Atividade de português sobre entrevista para o 8º ano e 9º ano. 

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão


1. Que finalidade tem o texto de apresentação junto ao texto da entrevista? __________________________________________________________________________

2. No texto de apresentação da entrevista, que informação indica que o entrevistado é alguém bastante popular? __________________________________________________________________________

3. Em sua resposta à primeira pergunta, como o entrevistado define o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido? __________________________________________________________________________

4. Em sua primeira resposta, o entrevistado afirma sobre o movimento: “Temos três bandeiras.” Com que sentido foi usada a palavra em destaque?
 __________________________________________________________________________

5. Uma das propostas do movimento, segundo o entrevistado, é “tirar a autoestima só do discurso”. O que se pretende com essa proposta?
 __________________________________________________________________________

6. Na sua opinião sobre a autoestima do carioca, o entrevistado diz em um trecho que “O carioca enche a boca para enaltecer o Rio...” A expressão “enche a boca” foi usada com que sentido? __________________________________________________________________________

7. Que ações do movimento aparecem citadas na entrevista?
 __________________________________________________________________________

8. Cite exemplos do que seriam atitudes positivas, que aparecem ao longo de toda a entrevista. __________________________________________________________________________

9. Que opiniões o entrevistado expressa sobre o Rio de Janeiro, em sua resposta à última pergunta? __________________________________________________________________________





Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO!






GABARITO
1. O texto de apresentação tem como função mostrar para o leitor quem é Pedro Salomão, antes de iniciar a entrevista. / 2. A informação que aparece que Pedro Salomão é bastante popular é "De dez em dez minutos a entrevista com Pedro Salomão era interrompida por alguém que parava para cumprimentá-lo no Bibi Sucos do Leblon. Ora era um amigo do jiu-jítsu, ora uma colega do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido — ele é conselheiro". Ou seja, Pedro Salomão é querido por várias pessoas, seja no meio do esporte ou fora dele, atualmente é conselheiro do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido. / 3. O entrevistado define o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido como um movimento que não tem como função fazer o papel de estado. / 4. A palavra bandeira foi usada com o sentido conotativo, o mesmo que ideia. Ou seja, o movimento defende três ideias. / 5. Tirar a autoestima do discurso significa que a intenção do projeto é que as pessoas passem a cuidar da própria cidade e que não fique somente no discurso, nas palavras. / 6. A expressão "enche a boca" está relacionada a falar muito, a enaltecer algo. / 7. As ações do movimento citadas na entrevista são: criação da campanha Vista Essa Causa e Heróis do Rio. / 8. Atitudes positivas ficam explícitas quando o entrevistado diz que criou legados físicos como a construção de uma quadra na zona norte do Rio, assim como mutirões realizados para acabar com pichações em lugares como o Arpoador. / 9. "Brinco dizendo que sou o único carioca que acha que paga pouco imposto.Mergulho todo dia na praia, só ando de bicicleta,surfo,corro ao ar livre,jogo futvolei. Não pago um tostão por isso na cidade mais linda do mundo. Quero devolver. É difícil não ser feliz aqui. "

Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

33 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Cadê a resposta pelo amor de Deus !

    ResponderExcluir
  2. cade o gabaritoooo não gostei desse site

    ResponderExcluir
  3. Site MARAVILHOSO, facilita muito a vida do professor, ajuda a preparar atividades.

    QUEM QUER O GABARITO RESPONDA E COLOQUE AQUI PARA TODOS UÉ... já recebeu a atividade pronta, agora contribua com algo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "já recebeu a atividade pronta, agora contribua com algo" Creio que nem você não sabe a resposta.

      Excluir
    2. E por qual motivo você não contribuiu com as pessoas que pediram o gabarito? assim você nos poupava de ler esse seu comentário ridículo, e o comentário de outras pessoas que você criticou mas que não moveu um musculo para ajudar.

      Excluir
    3. Nao ajudei mas não atrapalhei.

      Vocês querem tudo mastigado. Bando de braço curto!
      Abraços

      Excluir
  4. Penso que sejam essas as respostas. Fiz as respostas por conta própria. Um abraço a todos.
    1. O texto de apresentação tem como função mostrar para o leitor quem é Pedro Salomão, antes de iniciar a entrevista.

    2. A informação que aparece que Pedro Salomão é bastante popular é "De dez em dez minutos a entrevista com Pedro Salomão era interrompida por alguém que parava para cumprimentá-lo no Bibi Sucos do Leblon. Ora era um amigo do jiu-jítsu, ora uma colega do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido — ele é conselheiro".

    Ou seja, Pedro Salomão é querido por várias pessoas, seja no meio do esporte ou fora dele, atualmente é conselheiro do movimento Rio Eu Amo Eu Cuido.

    3. O entrevistado define o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido como um movimento que não tem como função fazer o papel de estado.

    4. A palavra bandeira foi usada com o sentido conotativo, o mesmo que ideia. Ou seja, o movimento defende três ideias.

    5. Tirar a autoestima do discurso significa que a intenção do projeto é que as pessoas passem a cuidar da própria cidade e que não fique somente no discurso, nas palavras.

    6. A expressão "enche a boca" está relacionada a falar muito, a enaltecer algo.

    7. As ações do movimento citadas na entrevista são: criação da campanha Vista Essa Causa e Heróis do Rio.

    8. Atitudes positivas ficam explícitas quando o entrevistado diz que criou legados físicos como a construção de uma quadra na zona norte do Rio, assim como mutirões realizados para acabar com pichações em lugares como o Arpoador.

    ResponderExcluir
  5. resposta caralhooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  6. Resposta do 9°
    Brinco dizendo que sou o único carioca que acha que paga pouco imposto.Mergulho todo dia na praia só ando de bicicleta,surfo,corro ao ar livre,jogo futvolei.Nao pago um tostão por isso na cidade mais linda do mundo.quero devolver. é difícil não ser feliz aqui.

    ResponderExcluir
  7. Por que em cima do buraõ

    ResponderExcluir
  8. Amei a sua proposta sobre entrevista! Que Deus te abençõe grandemente.Obrigada por compartilhar!!!

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem