Atividade de Educação Física - Definição de Jogo

Jogo é toda e qualquer atividade em que exista a figura do jogador(participante que interage na atividade da como jogo), para ele são criadas as regras, que podem ser para ambiente restrito ou livre. Geralmente os jogos têm poucas regras e estas tendem a ser simples, sua presença é importante em vários aspectos, entre eles a regra define o inicio e fim do jogo. Pode envolver dois ou mais jogando entre si como adversários ou cooperativamente com grupos de adversários. É importante que um jogo tenha adversários interagindo e como resultado de interação exista um vencedor e um perdedor. Jogos são atividades estruturadas, praticadas com fins recreativos e em alguns casos fazem parte de instrumentos educacionais, onde são usados jogos para passar uma mensagem ao jogadores (vencedores e perdedores). São distintos do trabalho que visa remuneração e da arte que está associado à expressão de idéias. Esta separação é sempre precisa, porém, há jogos praticados por remuneração e outros associados à expressão de idéias e emoções. Jogos geralmente envolvem estimulação mental ou física e muitas vezes ambos. Muitos deles ajudam a desenvolver habilidades práticas, servem como uma forma de exercício ou realizam um papel educativo, simulação ou psicológica. Jogos são disputados contra adversários, o que os diferencia de competições, o adversário pode ser outro jogador ou uma simulação que interage com o jogador (no caso de jogos digitais).
Em resumo os jogos possuem certo numero de características comuns que permite que sejam classificados como elementos de um jogo. Em todo caso é importante dizer que alguns autores diferem em relação a estes elementos.

ALGUMAS DEFINIÇÕES SOBRE JOGOS.

- "Um jogo é um sistema no qual os jogadores envolvem-se em um conflito artificial, definida por regras, que determina um resultado quantificável". (Katie Salen e Eric Zimmerman)
- "Um jogo é uma forma de arte na qual os participantes, denominado jogadores, tomar decisões, a fim de gerir os recursos através de elementos de jogo na busca de um objetivo." (Greg Costikyan)
- "Um jogo é uma atividade entre dois ou mais tomadores de decisão independentes que procuram atingir os seus objetivos em um contexto de limitação." (Clark C. Abt)
- "Em seu nível mais elementar, então podemos definir jogo como um exercício de sistemas de controle voluntário em que há uma oposição entre forças, confinados por um procedimento e as regras a fim de produzir um resultado de desequilíbrio". (Elliot Avedon e Brian Sutton-Smith)
- Em Inteligência Artificial, um jogo é um modelo teórico de conflitos de interesse (decisões possíveis, resultados possíveis) entre dois ou mais agentes que tem motivações conflitantes.

ATIVIDADE - EXERCÍCIOS

1ª) O objetivo do texto acima é 
(A) dar uma opinião.
(B) gerar um conflito.
(C) trazer significações.
(D) narrar um fato.

2ª) Segundo o texto, qual a definição de jogo?
____________________________________________

3ª) Segundo a leitura do texto, o que define o fim ou o início do jogo 
(A) é o juiz.
(B) são as normas.
(C) é o julgador.
(D) são os árbitros.

4ª) Compreendendo que todo jogo tenha adversário, podemos concluir que no resultado final desta interação teremos o quê?
__________________________________________

5ª) Localize uma frase no texto que comprove que existam jogos em que há remuneração.
___________________________________________

6ª)A que está associado o trabalho no futebol em que exista remuneração e a arte do jogo?
___________________________________________

7ª) Muitos jogos ajudam a desenvolver habilidades práticas. Portanto, o que geralmente os jogos envolvem?
__________________________________________

8ª) Os jogos contribuem como papel educativo? Justifique sua resposta com uma citação do texto.
__________________________________________

9ª) "Um jogo é uma atividade entre dois ou mais tomadores de decisão”. Esta opinião é de
(A) Katie Salen.
(B) Clark C. Abt.
(C) Elliot Avedon.
(D) Brian Sutton.

10ª) Várias definições foram atribuídas para jogo, e você, que nova definição daria para jogo? Escreva abaixo utilizando os recursos de citações, observe o modelo no texto. 
__________________________________________


Acesse outros conteúdos semelhantes.



Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

9 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem