ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTO SOBRE O PRIMEIRO JORNAL DO BRASIL - 5º OU 6º ANO - COM GABARITO

O primeiro jornal impresso no Brasil


        O primeiro jornal publicado em terras brasileiras, a Gazeta do Rio de Janeirocomeçou a circular em dez de setembro de 1808, no Rio de Janeiro. Embora a imprensa já tivesse nascido oficialmente no Brasil, em 13 de maio, com a criação da Imprensa Régia, seu início foi marcado pela primeira edição do periódico. 
       Antes da chegada da família real, toda atividade de imprensa era proibida no país. Não era permitido publicar livros, panfletos e, muito menos, jornais. Essa restrição era uma particularidade da colônia portuguesa. Muitas outras colônias europeias, no continente americano, já tinham imprensa desde o século XVI.

http://www.crato.org/chapadadoararipe

1. Qual o nome do primeiro jornal impresso no Brasil?
___________________________

2. Com que intenção esse texto foi escrito?
___________________________

3. Quando e onde o primeiro jornal, publicado em terras brasileiras, começou a circular?
___________________________

4. Qual é o sentido da palavra “circular” no trecho “(...) a Gazetacomeçou a circular em dez de setembro de 1808, no Rio de Janeiro”?
___________________________

5. Há, no 1.º parágrafo, uma palavra que, para evitar repetição, é usada para substituir a palavra jornal. Transcreva-a.
___________________________

6. Observe o trecho: “...Essa restrição era uma particularidade da colônia portuguesa...” A que se refere a expressão em destaque?
___________________________


GABARITO


1. Gazeta do Rio de Janeiro. / 2. Para informar ao leitor sobre o surgimento do primeiro jornal impresso do Brasil. / 3. Em dez de setembro de 1808, no Rio de Janeiro. / 4. No texto, significa difundir-se, propagar-se. / 5. "seu" / 6. A proibição da imprensa. 

13 Comentários

O seu comentário é muito importante!

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem