ABERTURA DE GINCANA DE LÍNGUA PORTUGUESA: CURIOSIDADES DO PORTUGUÊS

Você pode apresentar este texto por meio de desfile numa Gincana de Português. Onde você seleciona alguns alunos da sua escola, onde cada um entra na passarela trazendo um objeto ou um cartaz sobre cada tópico abaixo. Use sua criatividade!


01) O dia 05 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Língua Portuguesa. Com a Lei nº 11.310, de 12 de junho de 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei do Senado. A data foi escolhida por se tratar da data de nascimento do baiano Ruy Barbosa, notável orador e estudioso da língua portuguesa no Brasil.

02)Cerca de 210 milhões de falantes do Português são Brasileiros, isso faz do Brasil o país onde se localiza a maior parte dos falantes desta língua. Viva o Brasil! Viva o português!

03)A expressão inglesa “OK” (okay), que é mundialmente conhecida pra significar algo que está tudo bem, teve sua origem na Guerra da Secessão, no EUA. Durante a guerra, quando os soldados voltavam para as bases sem nenhuma morte entre a tropa, escreviam numa placa “0 killed” (nenhum morto), expressando sua grande satisfação, daí surgiu o termo “OK”.

04) Atualmente em nossa língua existem cerca de 600 mil palavras. Lembrando que conjugações verbais e plurais não entram nessa conta, só é considerada a forma infinitiva. E a cada dia, muitas palavras novas são incorporadas à nossa língua.

05) Piauiense é a palavra que reúne o maior número de vogais em sequência. Na língua portuguesa, normalmente é de duas ou três. De cinco, só lá no Piauí mesmo. Piauiense é um adjetivo pátrio, e como adjetivo é a palavra que dá característica.

06) A maior palavra da língua portuguesa possui 46 letras e ganhou registro definitivo em 2001, quando apareceu no dicionário Houaiss. "pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico",  seu significado é: pessoa que sofre de uma doença pulmonar, a pneumoconiose, causada pela aspiração de cinzas vulcânicas!

07) A palavra saudade, juntamente com seu significado, só existe na nossa língua. “Saudade” é considerada uma das 7 palavras mais difíceis de se traduzir no mundo. Apesar desta afirmação ser comprovada por muitos especialistas, há quem discorda, pois saudade é um sentimento presente em todo ser humano.

08) O português é resultado da transformação do latim vulgar. O latim era a língua oficial do antigo Império Romano e possuía duas formas: o latim clássico, que era empregado pelas pessoas cultas e pela classe dominante (poetas, filósofos, senadores, etc.), e o latim vulgar, que era a língua utilizada pelas pessoas do povo. E foi da linguagem do povo da época que surgiu o nosso idioma.

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante!

Postagem Anterior Próxima Postagem