Atividade de Leitura e Compreensão sobre a Cultura Afro-brasileira

Atividade de artes sobre cultura afro-brasileira para o 6º ano, 7º ano, 8º ano ou 9º ano.

Você pode baixar esta atividade em PDF no final, pronta para impressão.

TEMA: CULTURA AFRO-BRASILEIRA


O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a cultura desse continente exerce grande influência, principalmente na região nordeste do Brasil. Hoje, a cultura afro-brasileira é resultado também das influências dos portugueses e indígenas, que se manifestam na música, religião e culinária.
Devido à quantidade de escravos recebidos e também pela migração interna destes, os estados de Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados.
No início do século XIX, as manifestações, rituais e costumes africanos eram proibidos, pois não faziam parte do universo cultural europeu e não representavam sua prosperidade. Eram vistas como retrato de uma cultura atrasada. Mas, a partir do século XX, começaram a ser aceitos e celebrados como expressões artísticas genuinamente nacionais e hoje fazem parte do calendário nacional com muitas influências no dia a dia de todos os brasileiros.
Em 2003, a lei nº 10.639 passou a exigir que as escolas brasileiras de ensino fundamental e médio incluíssem no currículo o ensino da história e cultura afro-brasileira. Para ajudar na criação das aulas e na abordagem pelos professores.

Música
A principal influência da música africana no Brasil é, sem dúvidas, o samba. O estilo hoje é o cartão-postal musical do país e está envolvido na maioria das ações culturais da atualidade. Gerou também diversos sub-gêneros e dita o ritmo da maior festa popular brasileira, o Carnaval.
Mas os tambores de África trouxeram também outros cantos e danças. Além do samba, a influência negra na cultura musical brasileira vai do Maracatu à Congada, Cavalhada e Moçambique. Sons e ritmos que percorrem e conquistam o Brasil de ponta a ponta.

Capoeira
Inicialmente desenvolvida para ser uma defesa, a capoeira era ensinada aos negros cativos por escravos que eram capturados e voltavam aos engenhos. Os movimentos de luta foram adaptados às cantorias africanas e ficaram mais parecidos com uma dança, permitindo assim que treinassem nos engenhos sem levantar suspeitas dos capatazes.
Durante décadas, a capoeira foi proibida no Brasil. A liberação da prática aconteceu apenas na década de 1930, quando uma variação (mais para o esporte do que manifestação cultural) foi apresentada ao então presidente Getúlio Vargas, em 1953, pelo Mestre Bimba. O presidente adorou e a chamou de “único esporte verdadeiramente nacional”.

Religião
A África é o continente com mais religiões diferentes de todo o mundo. Ainda hoje são descobertos novos cultos e rituais sendo praticados pelas tribos mais afastadas. Na época da escravidão, os negros trazidos da África eram batizados e obrigados a seguir o Catolicismo. Porém, a conversão não tinha efeito prático e as religiões de origem africana continuaram a ser praticadas secretamente em espaços afastados nas florestas e quilombos.
Na África, o culto tinha um caráter familiar e era exclusivo de uma linhagem, clã ou grupo de sacerdotes. Com a vinda ao Brasil e a separação das famílias, nações e etnias, essa estrutura se fragmentou. Mas os negros criaram uma unidade e partilharam cultos e conhecimentos diferentes em relação aos segredos rituais de sua religião e cultura.
As religiões afro-brasileiras constituem um fenômeno relativamente recente na história religiosa do Brasil. O Candomblé, a mais tradicional e africana dessas religiões, se originou no Nordeste. Nasceu na Bahia e tem sido sinônimo de tradições religiosas afro-brasileiras em geral. Com raízes africanas, a Umbanda também se popularizou entre os brasileiros. Agrupando práticas de vários credos, entre eles o catolicismo, a Umbanda originou-se no Rio de Janeiro, no início do século 20.

Culinária
Outra grande contribuição da cultura africana se mostra à mesa. Pratos como o vatapá, acarajé, caruru, mungunzá, sarapatel, baba de moça, cocada, bala de coco e muitos outros exemplos são iguarias da cozinha brasileira e admirados em todo o mundo.
Mas nenhuma receita se iguala em popularidade à feijoada. Originada das senzalas, era feita das sobras de carnes que os senhores de engenhos não comiam. Enquanto as partes mais nobres iam para a mesa dos seus donos, aos escravos restavam as orelhas, pés e outras partes dos porcos, que misturadas com feijão preto e cozidas em um grande caldeirão, deram origem a um dos pratos mais saborosos e degustados da culinária nacional. 


1ª) Qual a região brasileira onde contém a maior população africana?
_____________________________________

2ª) Por ser o Brasil o país que contém a maior população africana fora da África, de que é o resultado da cultura afro-brasileira e como elas se manifestam?
_____________________________________

3ª) Por que no século XIX, as manifestações, rituais e costumes africanos eram proibidos?
_____________________________________

4ª) O que mudou na cultura brasileira a partir do século XX?
_____________________________________

5ª)Criada em 2003, o que a lei nº 10.639 exige? Em sua opinião que benefício essa lei contribuiu para todos os brasileiros?
_____________________________________

6ª) Qual a principal influência da música africana no Brasil? Como este estilo está atuando no Brasil hoje?
_____________________________________

7ª) Que tradição africana foi desenvolvida para ser uma defesa? E em que momento ela foi criada?
_____________________________________

8ª) Por qual presidente foi oficializada a capoeira no Brasil e em que ano? E que expressão ele pronunciou sobre ela?
_____________________________________

9ª) Que religião os escravos africanos quando chegavam no Brasil eram obrigados a seguir? No entanto, como eram as suas conversões?
_____________________________________

10ª) Como o culto dos africanos eram desenvolvidos aqui no Brasil?
_____________________________________

11ª) Localize no texto características da cultura afro-brasileira.
_____________________________________

12ª) Escreva algumas culinárias da cultura africana. Quais delas você ainda conhece ou já comeu?
______________________________________

13ª) A feijoada também tem raízes da cultura africana, mas como foi a origem desta deliciosa refeição?
______________________________________

14ª) Agora faça um relato sobre a cultura afro-brasileira.

______________________________________



Acesse outros conteúdos semelhantes.




Atividade em PDF está mais abaixo, pronta para IMPRESSÃO e GABARITO.




Não compartilhe o PDF, se precisar, compartilhe o link desta atividade!


Deixe um comentário mais abaixo avaliando esta atividade, é só rolar a página! Ficaremos felizes com seu comentário.

68 Comentários

O seu comentário é muito importante!

  1. Ótima atividade,me auxiliou bastante.Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Professor Mauricio, há uma discrepância em sua informação quanto a data de liberação da prática da capoeira no Brasil. Você informou que ' A liberação da prática aconteceu apenas na década de 1930, quando uma variação (mais para o esporte do que manifestação cultural) foi apresentada ao então presidente Getúlio Vargas, em 1953, pelo Mestre Bimba.', neste caso, se foi em 1953, não seria na década de 1950?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigado por comentar! A capoeira ficou proibida até 1937, apesar da proibição, a capoeira ainda acontecia na década de 30, foi nesse período que novos golpes foram inseridos. Mas foi em 1953, no segundo período de governo de Getúlio Vargas que o presidente ( que gostou tanto da capoeira) a liberou. Espero ter ajudado se não ficou bem claro no texto.

      Excluir
  3. Gosto muito desses comentários, além de serem importantes, tira dúvidas. Valeu pessoal pelas informações comentadas.
    Maurício seu trabalho é ótimo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns irmão, morei em são g. do amarante quase um ano e retornei a minha a meu estado. Mas sou meio mineiro meio cearense

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito prazer em receber sua visita aqui em meu blog. Fico feliz em saber que já morou nessa terrinha aconchegante. Muito sucesso pra você!

      Excluir
  5. Passa resposta ///// Mentira estou na 11

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi, sou professora de historia e geografia, e gostaria de dizer que gostei muito do seu trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Oi o gabarito está aonde?

    ResponderExcluir
  9. Muito bom me ajudou bastante 😄😄😄😄😄

    ResponderExcluir
  10. Muito top,:) uma pena não colocar gabarito.

    ResponderExcluir
  11. Amo as atividades de Artes, poderiam colocar mais atividades de artes, toda a linha do tempo da história da arte, trabalho com ensino médio e ensino fundamental 6º ao 9º anos, obrigada, estão de parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Esta atividade é uma das poucas que não há o gabarito, Lilian.

      Excluir
  13. Atividades muito úteis. Bem elaboradas e práticas. Você está de parabéns. Me ajudou bastante na sala de aula. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Conteúdo, muito bom, mas não encontrei o gabarito

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito da atividade, obrigada por disponibilizar.

    ResponderExcluir
  16. Atividade é ótima! Obrigada por complartilhar!

    ResponderExcluir
  17. ÓTIMO TEXTO, TRABALHO NO 7º ANO COM ELE. EM HISTÓRIA AFRO BRASILEIRA.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia ! Será que pode colocar a Habilidades desse atividade, pois a resposta estão no próprio texto
    atenciosamente- Marcia

    ResponderExcluir
  19. Obrigada ❤️ seu trabalho é maravilhoso 😘

    ResponderExcluir
  20. essa atividade não tem gabarito????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas atividades mais antigas não estão disponíveis para download.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem