Discussão: Esporte e Cidadania (6º ao 9º)

ESPORTE E CIDADANIA.

Esporte e cidadania é um assunto de grande importância para a formação de todos, visto que devemos aprender a ser cidadãos e compreender o nosso papel na sociedade. A prática esportiva inspira respeito ao próximo, construindo conceitos de cidadania, com regras bem definidas, tais como: respeitar e ser respeitado.
Professor, questione seus alunos sobre os relacionamentos humanos que eles tem presenciado nos esportes. Questione sobre os valores morais e éticos estimulados nas atividades e competições esportivas.

PROBLEMATIZAÇÃO

O que é ser cidadão?

Por que os conceitos de cidadania devem ser construídos desde a infância?

Esporte e cidadania realmente tem alguma relação?

Como cidadania e esporte podem estar ligados?

ORIENTAÇÕES:
Estes são bons pontos para motivar os alunos neste momento de estabelecimento de dúvidas e curiosidades.
O professor poderá ir anotando no quadro negro as demais questões elaboradas pelos alunos.
É importante combinar com a turma o que será discutido sobre o tema, além da proposta apresentada para esta aula.

Os jovens gostam de colocar seu corpo e energia em movimento, participar de competições e, acima de tudo, tem objetivos bem definidos em sua vida, passa a ter atitude otimista, esperançosa em relação ao futuro, aumenta sua autoconfiança e provavelmente se manterá afastado da violência, das drogas e simultaneamente da criminalidade, se envolvido em atividades esportivas. Pode-se dizer que o esporte é a mão amiga, que levou ao caminho da cidadania. O primeiro passo para que se respeite o outro é aprender a respeitar a si mesmo e o esporte tem esse poder.

POSTE UM COMENTÁRIO

Tudo Sala de Aula agradece sua interação conosco!